Caro leitor. Este blog exprime a liberdade de opinião. Seus comentários sobre os assuntos publicados poderão ser divulgados. Participe!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Vivendo a história - A eleição de Barak Obama

Barak Obama quebrou todas as barreiras para conseguir chegar até aqui . É hoje o presidente dos Estados Unidos da América. O primeiro negro, o mais votado desde 1908, o homem que fala em mudanças.
Tal feito é comparado às enormes mudanças que ocorreram em nossa história, entre elas, a queda do muro de Berlim. Quem imaginaria que a nação mais poderosa do mundo colocaria no poder, um mestiço, filho de mãe americana com um negro queniano, mas considerado, assim mesmo um negro?
Obama está sendo festejado não só nos Estados Unidos mas em todo o mundo. Todos tem esperança que o presidente vá melhorar o relacionamento com os países que tem problemas com os Estados Unidos. Irã, Síria, os palestinos do Hamas e aqui na América do Sul, Cuba, Venezuela, Equador e Bolívia estão esperançosos de melhoria em suas relações diplomáticas.
Mas Obama, enfrentará a herança "Bush", problemas que nenhum outro presidente em início de governo enfrentou com tamanha variedade. Afeganistão e Iraque estão sob intervenção militar. A imensa dívida interna americana, a crise financeira global, a recessão econômica e o desemprego.
Mas hoje é dia de festa. A vitória foi histórica. Presidentes de vários países mandaram mensagens de felicitações. O povo saiu às ruas em várias cidades americanas comemorando como se o país tivesse ganho uma copa do mundo, segundo jornalistas brasileiros que cobriam as eleições americanas in loco. No Quênia, terra natal do pai de Obama, foi feriado nacional e as ruas foram tomadas pelas multidões que saíram dançando e festejando.
A eleição de Barak Obama realiza o sonho de um homem, Martin Luther King, que em frente à Casa Branca, há quarenta anos atrás, em uma manifestação pacífica, pela igualdade de direitos civis entre brancos e negros, discursou: "Eu tenho um sonho de que meus quatro filhinhos, um dia, viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele e sim pelo conteúdo de seu caráter"...
Hoje os Estados Unidos acordou de um sono profundo e certamente o mundo não será mais o mesmo. Barak Obama, o homem, a esperança, venceu as eleições. Oxalá consiga fazer o nosso mundo ficar melhor!

Nenhum comentário: