Caro leitor. Este blog exprime a liberdade de opinião. Seus comentários sobre os assuntos publicados poderão ser divulgados. Participe!

sábado, 4 de julho de 2009

O Senado ou os Senadores - eis a questão

Eis nesta imagem, os senadores romanos aplaudindo o novo representante para ocupar, digamos, a presidência do Senado. A maioria dos senadores, nos tempos de Roma, era dona de fabulosas quintas, muitos escravos, de lavouras e proprietários de grandes terras férteis. Exerciam a política a seu bel prazer, trocando favores, fazendo aliados e eliminando inimigos em seus caminhos. Ao povo, circo e pão.

O nosso Direito, tendo como fonte o direito romano, é aquele mesmo que privilegiava as classes abastadas. Nosso sistema político, guardada as devidas proporções, baseia-se nas democracias modernas mas também, com os defeitos da antiga democracia romana.

O Brasil de hoje, segue a mesma regra dos abastados no poder, da época de Roma. Senão vejamos: quem são hoje os parlamentares de ambas as casas do Congresso Nacional, eleitos pelo povo brasileiro? A maioria não é dona de propriedades fabulosas, ruralistas, grandes proprietários de terras? de poderosos sindicalistas com seus sindicatos com milhares de pessoas sob suas ordens para diversas mobilizações? e tem também os representantes dos que não fazem nada, a não ser invadir propriedades produtivas e financiadas por ONG's que são sustentadas com dinheiro público para agirem à margem da Lei? e daqueles que se apoderam do poder para conseguir cargos públicos para seus familiares, amigos e correligionários, que se re-elegem para continuar no Poder a todo custo, perpetuando-se até a morte e passando a herança adiante?

E ao povo? Circo e pão. Quanto ao circo, o primeiro da lista é o futebol, o segundo o Carnaval; depois não necessariamente nesta ordem, a TV com seus folhetins (novela, praga nacional), as festas regionais, etc. O pão é representado pelos beneficios institucionalizados, como o bolsa família, o bolsa escola, qualquer bolsa afinal, o povão adora receber dentadura, cesta básica e outros bagulhos em troca de eleger o zé ninguém, de quem não se lembra nem mais o nome até a próxima eleição.

É esta, realmente, a situação hoje no Brasil ou não ? Não importa, o que vemos hoje é o Senado brasileiro desmoralizado. Muitos dos seus membros, a começar pelo atual presidente José Sarney, não possuem senso crítico, nem ético e moral. Desculpas como não sabia dos atos secretos, de parentes nomeados, de bens não declarados à Receita, são obscenas. Culpar somente os agentes desses atos, os diretores da casa é de uma falácia impar. Afinal, eles só agem com autorização da mesa diretora ou do seu presidente. Se não foi assim, realmente, eles agiram beneficiando os senadores colocando seus parentes porque eles gostam muito dos senadores - não é comovente?
Bem faz a midia no Brasil em denunciar tal estado de coisa, alertando a sociedade. O povo deve repudiar esses parlamentares no voto. É a única maneira de nos livrarmos desses indivíduos, que prejudicam a imagem do Congresso e desmoralizam a democracia. Circo e pão ficarão em segundo plano, quando houver educação eficiente e participação na política de cidadãos honestos.
Quanto tempo haverá para isso acontecer? é a pergunta que fica assim como a esperança para todos nós. Acordem cidadãos honestos, a omissão beneficia os espertos e desonestos. Acorde Brasil !!!

Nenhum comentário: