Caro leitor. Este blog exprime a liberdade de opinião. Seus comentários sobre os assuntos publicados poderão ser divulgados. Participe!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Uma Trinca do Barulho!

Esta trinca é realmente do barulho na América Latina. Que Lula tenha os olhos abertos, esses presidentes não são amigos do nosso País e muito menos da democracia.

Chávez, sob o pretexto de proteger seu país de uma intervenção norte-americana, está gastando milhões de dólares em armamentos russos. Envia dólares também para a Bolívia para sustentar Evo Morales, seu coleguinha, para entre outras coisas, pressionar o Brasil na questão do gás natural e para evitar o colapso econômico que está em andamento naquele país. Está aborrecido com o Brasil, que não acelera a entrada da Venezuela no Mercosul. Esquece Chávez que para entrar neste Mercado seu país tem gozar de democracia plena. O que a Venezuela não é de fato. Que o digam as entidades mundiais independentes como a ONU e outros observadores.

O último episódio provocado pela trinca, vem de Rafael Correa, presidente do Equador, que mandou o exército invadir o canteiro de obras da Construtora Odebrecht, acusando a empresa de corrupção e exigindo vultosa indenização por defeito apresentado em uma obra de uma hidrelétrica. Depois foi assinado um acordo entre a empresa e o governo de Rafael Correa. Por que o governo equatoriano usou de truculência? Para aparecer junto ao seu eleitorado às vésperas de um plebiscito?

A diplomacia brasileira sempre foi moderada, serena e conciliadora. Mas ultimamente, nosso país tem sido palco de desaforos destes três países - Venezuela, Bolívia e agora por Equador. Estamos nos tornando os Estados Unidos aqui da América do Sul. Somos os vilões para consumo interno desses países. Que Lula não se iluda, até o final de seu mandato outras provocações poderão ocorrer. Até parece que com o declínio e a provável morte de Fidel Castro no cenário político internacional, os três presidentes disputam a primazia de ser o novo comandante. Tal atitude mostra o atraso em que se encontram, pois defendem velhas idéias que estão sepultadas no resto do mundo.

Nenhum comentário: